segunda-feira, 4 de agosto de 2008

`A GOSTO ...

Dizem que o mês de agosto é o mês do desgosto, mas eu não acredito nisso. E não sei como as pessoas podem acreditar em lendas tão pessimistas como que passar debaixo da escada dá azar, que depois das seis horas da tarde os espíritos ruins andam soltos por aí, e que quebrar espelho é sete anos de atraso de vida. Me poupo disso tudo. Porque já passei debaixo da escada, saio de casa depois das seis, e quanto ao espelho, acho que nunca fui feia o suficiente para quebrá-lo (minha mãe costuma dizer que não há gente feia, mas prefiro deixar esse assunto por conta do espelho rs). Prefiro acreditar no gosto (ato de saborear), no verbo gostar e naquela parte da receita onde está escrito ‘á gosto’... Seja pimenta, sal, açúcar, manjerição, cor, beijo, abraço, coragem, coração. Não importa. Mas tem que ter gosto (próprio e único). Bom gosto, pra ser mais exata. Deixa o amargo pra depois, para quando você realmente precisar usar – porque tem horas que a gente precisa do amargo pra lembrar do doce. Deixa os ‘des’ avessos da vida pra lá. Gosto cada um tem o seu. Respeite e exerça. Coloque uma pitadinha de alguma coisa que deixe tudo mais especial. Agosto – como qualquer outro mês – é a época de gostar (da vida!).
Beijos temperados...
Tati

12 comentários:

Valfredo Mateus disse...

Passando para retribuir a visita...

Cara, gostei demais da analogia com as expressões "gosto", "a gostos", "des-avessos". Ressaltou bem a questão em tese. E concordo contigo: sinceramente, não acredito muito nessas surpestições do povo. Todavia, creio serem todas uma forma de controle social. Assim, um diz pra um, q fala pra outro, q vai passando e repassando e por aí vai. Para um povo sofrido como o nosso, na esperança por dias melhores, melhor de fato é não atentar contra a sorte, não é mesmo?! Daí, o porquê da fé.

Abraço!

Euzer Lopes disse...

É, não tem essa de azar...
Azar é a gente querendo justificar nossa falta de vontade de fazer as coisas certas.
Sempre fui dessa opinião.

Danilo disse...

Você transformou uma palavra que designa um mês que todos consideram no mínimo sombrio, em uma ode a vida. Muito bom, uma Etmóloga da palavra Agosto.

O Profeta disse...

Ai quem me dera agitar o tempo
Atirar a mágoa à voragem da noite
Arrancar as raízes ao pensamento
Sentir a paz que uma lagoa acolhe


Boa férias


Mágico beijo

Anônimo disse...

Sou fã declarado do espelho mágico, estou sempre aqui e sempre me sinto bem vindo (post anterior) e não tenho muito o que comentar..vc sempre diz tudo o que eu precisava saber durante o dia...

bjus mágicos tb!! (gosto de fazer referencias a essa sua expressão....heheheh)

Luiz Carlos disse...

Não acredito muito nessas coisas...
Acho o mês de agosto especial

Abraço
http://vcprecisaver.blogspot.com

Stanley Marques disse...

Taí, ao invés de se preocupar com misticidades, que tal aproveitar a vida? Ótimo, ótimo texto.

Convido você a conhecer o Antologia Racional - http://www.antologiaracional.com/
parceria??

Stanley Marques disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Thaís disse...

eu nasci no mês de julho e acho o mês de agosto mil vezes melhor,ñ sei pq.
tbm ñ acredito nessas coisas q o povo inventa
adorei o comentario q deixo no meu blog
bjs e sucesso com o seu

Kaique Santos Teixeira disse...

Lado místico... Acredito no real. A gosto, de fato, vai de cada um.

Muito bom o post.

beijo
http://imparidade.blogspot.com/

Anônimo disse...

Concordo. Nem sabia que agosto era considerado o mês do desgosto o_O'

http://blogadois.blogspot.com

Bianca Sousa disse...

ehh tati! arrasando como sempre!!! :D

mto bom txt. e nao sou nem 1 poko supersticiosa. entao amei! ^^