sábado, 27 de fevereiro de 2010

ObSERvACAO!

(Antes de tudo quero dizer que eu tambem sinto muita falta dos meus acentos!)

Algumas pessoas me perguntam o que mais tem chamado minha atencao aqui nos EUA. Porem, nao tenho apenas uma resposta, tenho muitas. E para quem se interessar, resolvi listar ALGUMAS delas nesse blog.

- Humor
Vi uma entrevista do Danilo Gentili antes de vir pra ca, que ele fala que os Brasileiros sao pessoas de auto estima baixa porque adoram rir dos portugueses, dos argentinos e outros generos, porem raramente riem de si mesmos. A prova disso eh que quando o Robin Williams falou : "Claro que o Rio ganhou de Chicago a sede das Olimpíadas. Chicago levou Michele e Oprah e o Rio levou 50 strippers e 500g de cocaína" num show de Stand up Comedy os brasileiros nao riram e o deram um processo como aplauso (como se no Rio de Janeiro nao existisse prostituicao e cocaina). Eu entendi melhor tudo isso quando minha supervisora no trabalho (americana) disse sorrindo: "Os americanos sao preguicosos e gordos". Nao foi uma piada, foi uma "verdade" assim como a do Robin Williams.

- Bebida Alcoolica
Pra quem nao sabe, aqui tem uma lei que proibe as pessoas de consumirem bebidas alcoolicas na rua. Voce nao pode andar por ai com sua latinha de cerveja na mao. E se voce for menor de 21 anos, voce nao pode ao menos comprar (muito menos consumir) bebida alcoolica. Se for pego, eh preso. Muitas pessoas no Brasil (principalmente as que gostam de uma boa cervejinha) podem achar isso uma extrema bobagem. Eu nao acho. Se essa lei existisse no Brasil, adolescentes ficariam mais tempo numa sala de aula do que dentro de um bar. E os pais poderiam ver seus filhos vomitarem de tanto beber em casa, nao na calcada dos outros. Tambem ajudaria muito se uma pessoa menor de 21 anos nao enchesse a cara na balada e voltasse para casa dirigindo, achando que pode dominar o mundo e fazendo estragos por ai (apesar de que consciencia nao tem idade). E se depois de tudo isso voce me disser que nada disso adiantaria porque no Brasil as leis nao funcionam, eu te digo outra coisa que eu adimiro por aqui...

- Leis
Primeiramente gostaria de deixar claro que toda regra tem uma excessao - ou suas excessoes.
Algumas leis servem para controlar o outro. E algumas leis sao criadas por necessidade de sobrevivencia e melhor convivio social. Porem, tenho a sensacao de que muitas vezes as pessoas se "confundem" e resolvem quebrar as regras erradas. A culpa quase sempre eh do governo, dos politicos, da policia... Entretanto, sinto em informar que as culpa eh das pessoas, da populacao, minha culpa, sua culpa e do governo, dos politicos e da poilicia tambem, afinal, eles tambem fazem parte das "pessoas".
Ha 40 pessoas dentro de um onibus em Sao Paulo, uma pessoa entra ouvindo funk no ultimo volume, sendo que ha uma placa na janela dizendo que eh proibido o uso de aparelhos sonoros. Voce quer ler um livro, o outro esta voltando do trabalho com dor de cabeca, a outra quer escutar o que sua amiga ao lado esta falando. Todos sentem-se incomodados, mas ninguem faz nada. De quem eh a culpa? Parece ser um exemplo superficial diante de tantas coisas que acontecem no mundo, eu sei. Porem, se as pessoas nao se movem para mudar uma bobagem, porque elas falam tanto em mudar o mundo?
Se os EUA hoje eh uma super potencia mundial, talvez seja porque eles possuem uma consciencia melhor das regras a serem quebradas (como no humor) e das regras a serem respeitadas.

- 1 Centavo
Se eles te cobram 1,99 por alguma coisa eles te dao 1 centavo de troco! Aqui a moeda de 1 centavo faz parte do seu direito de consumidor, nao eh incrivel? Incrivel eh perceber que cada coisa tem seu valor e mesmo que seja um valor minimo, ele nao eh ignorado.

- Lixo
Eh impressionante como aqui as pessoas sabem usar um objeto chamado lixo.

- Emissora de TV
Um meio de comunicacao usado com inteligencia. Achei estranho alguns programas de tv serem transmitidos em mais de um canal ate saber que aqui as emissoram nao impedem artistas de participarem das suas "concorrentes", nem sao necessariamente "donas" de um programa. Para que voces possam entender melhor, podemos dizer que o "dono" de um talk show eh quem o produz e nao o canal que o transmite. A emissora aqui tem o papel de apenas emitir. Simples, nao eh?! E um apresentador pode fazer uma "divulgacao indireta (ou nao) e gratuita" do seu trabalho atraves da sua presenca em um outro canal de tv. Vice-versa. E a concorrencia inteligentemente torna-se uma aliada. No Brasil, a pessoa mais proxima dessa "maneira de entreenter" mais livre e aberta eh o Silvio Santos.

- Patriotismo
Poderia escrever muito sobre isso, mas resolvi resumir minhas ideias com apenas uma pequena observacao:
Me parece que por aqui eles amam onde moram e cuidam do que amam.

...

Contudo... O Brasil "abencoado por Deus e bonito por natureza" tem um tempero que nenhum outro lugar tem. Tem gosto de diversidade (talvez por isso, as vezes pareca tao confuso). Tem pessoas das quais sei que nunca encontrarei iguais se viessem de outros lugares. Tem um idioma gostoso de ouvir - e entender. Tem criatividade. Eh colorido. Do Brasil tambem eh possivel enxergar a linha do horizonte. La, o mar tambem nao tem comeco e fim, e eu gosto do barulho das ondas. Eh sempre bom saber que temos um lugar aconchegante (ainda que nao seja perfeito) para voltar.



"Um homem preecisa viajar para lugares que nao conhece para quebrar a arrogancia que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e nao simplesmente como eh ou pode ser, que nos faz professores e doutores do que nao vimos, quando deveriamos ser alunos e simplesmente ir ver."
(Trecho do livro "Mar Sem Fim" - Amyr Klink)

*

4 comentários:

Anônimo disse...

hahahah é verdade.. conheço os EUA e concordo com t-u-d-o!

gostei do texto todo, mas a parte q vc falado Brasil está impecáááável! adorei!

beijos

Aleks disse...

O Bbrasil podia ser melhorzinho né, mais pra melhorar tem que mudar muuuuuuuuuuuita coisa. Se as pessoas aprendessem a usar a lata de lixo ja ajudaria muito.

Beijocas

Anônimo disse...

D-E-M-A-I-S

Anônimo disse...

ps: tem selo para você no meu blog!

boa semana! bjão!