quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

CONVERSAS DENTRO.

"Cativa-me que eu te cativo"
...Dedicado a todas as pessoas que transformam palavras simples em conversas contagiosas.


Voce que sabe que eu nao gosto de conversa fora e que eu gosto mesmo de colecionar palavras. Por isso tem que vir de dentro de voce e ir pra dentro de mim - como uma transfusao sanguinea. Complicado? Voce sabe que nao. Dolorido? Muito menos (O silencio sim pode ser comparado com a dor de uma transfusao - nao exatamente pela dor, mas pelo incomodo). Nossas palavras tao simples nos divertem tanto e isso ja me vale o dia inteiro. Nossas palavras me acomodam numa cadeira e o relogio perde todo o sentido. Deixe as horas escorrerem, deixe que o dia vire noite - contanto que eu posso te contar, que voce possa me ouvir. Nao importa se te conheco desde quando eu nasci, ou anos atras, ou na sexta serie da escola, no ensino medio, na faculdade, no mes passado, nas nossas viagens... Passam-se as horas e os dias, a gente cresce, muda o corte de cabelo, arruma um emprego, tem vontade de fazer tatuagem, sonha em voar de asa delta, adquire vontades inexplicaveis que as vezes tambem se vao inexplicavelmente, comeca a receber cartas com contas pra pagar em seu nome, o telemarketing comeca a ligar pra sua casa e perguntar por voce... Voce comeca a viver tantas coisas - e por essas e outras voce fica quase louco ou louca. Mas nossas conversas... nossas palavras... (Ah! Nossas palavras) continuam as mesmas. Em outra ordem, em outro contexto, num assunto qualquer. Eu consigo te ler mesmo se nao ouvisse (e a nossa contradicao rende minutos inteiros). Tenho uma amiga que me entende mesmo quando eu nao digo uma palavra, ou melhor, ela nao me entende sempre, porem me aceita. Me aceita mesmo quando minha voz esta rouca, a ligacao esta baixa, a coneccao esta fraca e quando ela nao consegue dar sentido nenhum ao que eu digo, mas ela me aceita - e eu acho tao bonito isso. Li uma vez que aceitar eh ser feliz. E a gente eh, mesmo nas nossas conversas mais tristes. Tem gente que a gente encontra no acaso e inesperadamente tem as conversas mais gostosas possiveis (ai esta a diferenca entre jogar conversa fora e compartilhar palavras). Quer me fazer falar? Seja poesia. Seja voce - sem mais ou menos com todas suas entrelinhas. Porque se eu me calar, ficar quietinha, na minha, eh porque estou estou de tpm, ou eu estou desconfiada (observando se todas essas palavras sao suas mesmo) ou eh porque estou apenas sem jeito, sem saber o que dizer... Porem, conversa boa deixa a gente a vontade. Com vontade de colocar o pe no sofa, de olhar no olho, de se esparramar na cama, de abracar forte, de beijar... Mas ai depende do tipo da conversa.

Tem conversa que tras consigo pedacos da gente. Por exemplo, se voce ficar algum tempo conversando com um gaucho, provavelmente vai soltar um "guri" ou um "ba" nas suas frases seguintes sem perceber. O gaucho nao so te deu um pedaco dele em cada palavras, como tambem um pedaco da onde ele vive. Recentemente convivo com quatro brasileiros aqui nos EUA. Cada um tem seu vocabulario, seu jeito de falar e os sentidos que dao para as palavras. A Camila possui um sotaque do interior e as vezes solta um "porrrrta", "veeendo"... Esses dias me peguei falando com o sotaque dela, olhamos uma para a outra e rimos (Ps: Rir tambem eh conversar, talvez um dos tipos mais gostosas de conversa). Outro dia, eu me peguei falando um "sabe?" no final da frase assim como o Ricardo as vezes falava quando estava aqui (e continua falando no Brasil rs). Eu achei tao "cute" que comecei a falar sem perceber. Juro que eh sem perceber. Quando vejo, ja falei. O mesmo aconteceu com o "isso me cansa" que minha amiga tanto escreve no msn (a Caroline, aquela mesma amiga que me aceita, ja citada no texto), bastou eu achar engracado e ao mesmo tempo dramatico pra eu nao esquecer mais. Tambem tem o jeito de escrever e falar "Primaaaa" da Evelyn... ah, eh tao contagiante que consegue deixar meu dia mais bonito. Em cada palavra tem um pedaco ou um inteiro seu, ja percebeu? Palavras cativam. Pessoas cativam. E se voce me cativar, eu te cativo tambem!
...
Eu posso nao lembrar de tudo que falamos, mas eu me recordo da gente, naquele momento, ali conversando.
.
Obrigada a todas as pessoas com quem tenho tido conversas inteiras (seja elas escritas, faladas, em risos, gestos, palavras...). Eh sempre um imenso prazer compartilhar conversa "dentro" - mesmo quando fingimos que estamos jogando conversa fora - com voces!


Beijos magicos!

Nenhum comentário: