quarta-feira, 26 de março de 2008

MOTIVA - AÇÃO >>> (Na sua mão!)

Se o que dizem por aí é que temos que fazer o que gostamos, o mínimo que temos que fazer é gostar de viver, não acha? Então me diga: Quais são os motivos que te levam a gostar da vida? Porque eu tenho muitos e o fato de estar viva é pouco pra mim. Todos os dias eu descubro um motivo novo. Se não descubro, invento. E todos os dias, minhas descobertas e minhas invenções têm 50% de chances de darem certo ou errado, de me fazerem sorrir ou chorar. É um desafio constante.
Desafios... A nossa fonte de MotivAçãO! É mais que ativar a realização de uma ação, se é que você me entende. É sair da areia, entrar no mar com uma prancha e surfar. Algo totalmente individual – cada um na sua prancha e pronto – pois o máximo que conseguimos passar a diante é o incentivo (Como se um cachorro estivesse ao seu lado e você jogasse um osso há alguns metros, incentivando-o a buscá-lo. Ele vai, e volta com o osso na boca, todo eufórico esperando outro incentivo). O que passamos ás pessoas possui efeito em curto prazo. Pra falar a verdade, acho que tudo que não vem de dentro da gente pode ser considerado temporário.
Podemos dizer então, que os desafios são nossos principais incentivos e que a falta de incentivo gera desmotivação – e desmotivação é o passo do fracasso. Mas cabe a você escolher o que se quer. Pois tudo que focamos se desenvolve, seja positivo ou negativo. Desenvolva-se como bem entender, mas desenvolva-se! Ou passe o resto da vida reclamando da sua rotina chata, do salário que não aumenta, das coisas que você agüenta e da monotonia que não acaba.
O grande desafio então é desenvolver-se? É, pode ser. Você ta precisando de um incentivo pra fazer isso? Então vou lhes dar um... Senhoras e Senhores, desenvolver-se hoje em dia não é pra qualquer um. Não mesmo! É preciso competência. E você sabe o que é isso? Um mix bonito de conhecimento, habilidade e atitude. Mas se você tiver motivação pra ser competente, metade da partida está ganha (o primeiro tempo – não o jogo inteiro!). A outra metade vai depender do que você vai fazer com isso. Está tudo na sua mão: os motivos, a vida, os objetivos, a competência, o desenvolvimento e a AÇÃO!

Boa Sorte!

(Ps: Texto inspirado na palestra “Coaching” com Hélio Gianotti).

Beijos Mágicos pra todos*
Tati

Nenhum comentário: