quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Quando a gente está sozinho...

Quando a gente está sozinho, não temos hora pra chegar, nem telefone pra ligar mesmo quando não se nada pra falar. A gente vê comédia romântica sem medo e dá mais risada. A gente ouve música sem pensar em nada. Quando a gente está sozinho, não temos hora marcada, temos o sábado a tarde pra fazer a unha, cabelo, maquiagem, ou simplesmente dormir e ficar desarrumada. A gente anda despreocupado, tem menos paranóias, mais tempo, mais espaço - o que pode ser bom ou ruim. A gente escreve e fala mais sobre outras coisas. Lemos mais horóscopo, lemos mais livros. Vamos a mais shows. Gastamos menos (conseguimos?). Em conversas de casais, acabamos falando do ex ou saímos da conversa. Quando a gente está sozinho, é mais paladar, menos tato, mas a gente sente do mesmo jeito. Depois de um tempo, que não é muito tempo assim, é menos saudade, mais desapego. E estar sozinho, contraditoriamente também é estar com tantas outras pessoas ao redor. Quando a gente está sozinho, trocamos mar por rio. Guitarra por violão. Trocamos a paixão por novos amores o que não precisa ser necessariamente uma pessoa. E mesmo assim, ás vezes, temos o pensamento idiota de que não sabemos amar depois que te perguntam "por que você está sozinha?". Quando estamos sozinhos temos que alimentar o ego, nos alimentar sozinhos e ainda lavar a louça. Temos que esperar pela próxima estação. Muita gente se assusta com a solidão, porque quer ter sempre uma novidade, um status, um apoio para o que é e não é, uma vida mais agitada, sei lá. Eu acho que até sei lidar bem com isso e até gosto de certa calmaria, mas quando a gente está sozinho, não tem ninguém pra virar seu mundo de cabeça pra baixo, dizer que a vida tem outra versão, pra sorrir quando o dia está nublado e te colocar debaixo do guarda-chuva.


"Eu custo a suportar a banalidade do meu ser. Eu custo a aceitar uma relação como a que qualquer um poderia ter. Eu seria mais feliz se eu não me achasse melhor do que a minha vizinha. Mas eu sou infinitamente melhor que ela. Eu e minhas crises de ansiedade somos seres solitários, arrogantes e multiplicados por megalomanias. São mil vezes cem anos de análise e nada. Eu continuo me achando melhor que o amor igual e idiota que se oferece por ai. Melhor do que os casais e seus dilemas de festas de finais de ano e seus sonhos de vestidos brancos e seus cachorros e sacadas de predinhos neoclássicos e planos médicos familiares. Chato, chato, chato. 
(...)Um dia o meu amor verdadeiro chegará e será diferente de tudo isso e nós vamos chorar de emoção por ter valido a pena não sangrar até a morte nos insistentes e rotineiros momentos de angústia e nada e vazio e solidão e inconformismo." 

- Trecho do texto "Meninos de costas" por Tati Bernardi


beijos
T.C

Um comentário:

Danilo disse...

!..Sinceridada nua e crua, muito bom este texto, fala todas as verdades..realmente estar sozinho ou não sempre terá suas vantagens e desvantagens, no momento estou aproveitando o lado possitivo da "solidão" sem negar que uma companhia sempre será melhor..ou não..se tornando um eterno perde e ganha..basta decidir o que realmente queremos...complicado..bora ler o horóscopo..! =D [continue escrevendo que eu continuo lendo]