domingo, 25 de setembro de 2011


O céu e o inferno de cada um.

Sempre achei que as pessoas confundem absurdamente religião com fé. Eu tenho fé - aquela que diz dentro da gente que tudo vai dar certo no final se a gente se esforçar e se "tiver que ser". Sim, acredito em destino, mas creio que ele apenas faça parte da lei da vida, a lei do retorno, uma lei que fazemos para nós mesmos, dentro dos nossos limites.

Esse não é um assunto muito indicado para se comentar com as pessoas. Nesse caso, o índice de desentendimento pode ser grande. Muitas vezes, quem se diz de "tal" religião já possui uma opinião formada e pronto. São raras as exceções. Esse é um dos motivos deu não gostar de religião. Acho que os outros motivos surgiram nas aulas de história. Não gosto de religião, prefiro filosofia, onde podemos refletir e debater sobre possibilidades. Nunca li a bíblia, alguns podem até julgar certa ignorância da minha parte, mas eu prefiro frases de Gandhi, Dalai Lama, Fernando Pessoa, Cecília Meireles, entre tantos os outros que também sempre "pregaram" o bem... Exemplos vivos com uma realidade bem parecida com a nossa.

Eu já me peguei, numa tarde, em que a vida parecia meio empacada, nada dando muito certo. Vindo do Poupa Tempo depois de ter esquecido um documento que jurava estar na carteira, eu entrei na Catedral da Sé, sentei no banco e comecei a conversar comigo mesma enquanto observava tanta gente ali, tirando foto. Eu não sei se Deus existe (Posso não ter que dizer nem que sim, nem que não?), mas eu entrei ali para ter um momento comigo mesma tentar me entender, entender minha vida. Eu poderia fazer isso em casa, num parque, em qualquer lugar, mas tinha um lugar tranquilo e silencioso no meio do caminho, do qual resolvi entrar.
 
O fato deu não gostar de religião não quer dizer que ache que ela não deva existir. Pelo contrário. Aos poucos fui entendendo que religião não é algo ruim. É a salvação para pessoas que perdem a fé em si mesmas ou em uma situação, voltarem a acreditar em alguma coisa. As pessoas precisam acreditar na força do bem. E lá está o céu, o perdão, uma história de amor e milagres contada através de anos. Acreditar do bem para mim, é sempre válido. O que me incomoda na religião - seja ela qual for - é que muita gente (deixando bem claro que muita gente não quer dizer todo mundo) não consegue enxergar o bem fora da igreja. Exerce pouco. Bem menos do que prega. Muita gente faz merda confiando no perdão de Deus. Muita gente apenas segue regras. Muita gente aguenta injustiça, achando que será recompensado por Deus. Mas se dizem que Deus está dentro de cada um de nós, eu acho melhor fazemos a nossa parte. Mesmo que seja andar com uma figa dentro da bolsa para espantar inveja e trazer sorte. Se você acreditar, vai funcionar!

 
Fiz catequese, tive que ir a missa algumas vezes, outras poucas fui de vontade própria e vi muita gente que, na verdade, não estava ali. Estava reparando na mulher do lado, fazendo fofoca da vizinha, gente com rancor do outro, gente que nega o próximo por ser é diferente, gente que joga a responsabilidade nas costas do outro e nas mão de Deus. Gente de muita religião e pouca fé.

Há muita coisa nessa vida que não sabemos explicar, mas por que impor uma resposta? A vida, com o tempo vai nos ensinando lições valiosas e tão importante como as dos antigo e novo testamentos. A vida vai nos mostrando que o céu e o inferno pode ser aqui mesmo, dentro ou fora de você.

"Minha mãe tem um grande amigo padre, com quem eu convivo desde sempre. Ele sempre ressaltou que embora eu não seja católica, meu comportamento é mais admirável que o da maioria das carolas que rezam todo domingo na missa das 18h. Minha fé nos outros e em mim me mantém na linha." Li isso numa coluna no site da Revista Bula essa semana. Aliás, foi essa coluna somada a música Fátima cantada pelo Capital Inicial no Rock'n Rio, entre outros pensamentos que me inspiraram a escrever esse texto.



"Vocês esperam uma intervenção divina
Mas não sabem que o tempo agora está contra vocês
Vocês se perdem no meio de tanto medo
De não conseguir dinheiro pra comprar sem se vender
E vocês armam seus esquemas ilusórios
Continuam só fingindo que o mundo ninguém fez
Mas acontece que tudo tem começo
Se começa um dia acaba, eu tenho pena de vocês
E as ameaças de ataque nuclear
Bombas de neutrons não foi Deus quem fez
Alguém, alguém um dia vai se vingar
Vocês são vermes, pensam que são reis
Não quero ser como vocês
Eu não preciso mais
Eu já sei o que eu tenho que saber
E agora tanto faz
Três crianças sem dinheiro e sem moral
Não ouviram a voz suave que era uma lágrima
E se esqueceram de avisar pra todo mundo
Ela talvez tivesse um nome e era: Fátima
E de repente o vinho virou água
E a ferida não cicatrizou
E o limpo se sujou
E no terceiro dia ninguém ressuscitou"
(Fátima - Capital Inicial)

Uma ótima semana para todos nós
e que a fé em nós mesmos
e em nossa capacidade de exercer o bem
nos livre de todo o mal.
Amém.

Nenhum comentário: