quinta-feira, 24 de julho de 2008

Ilusionismo real

Dia desses ouvi uma teoria, num programa de rádio, vinda da seguinte frase: “A mentira não está com os homens, e sim, entre os homens”, significando que entre verdades há ilusões. Boa teoria, confesso. Sempre fui a favor da verdade, mesmo que ela doa e altere meu humor temporariamente. Mas aprendi que depois, isso tudo passa – a dor e o rancor. Ruim é quando a ilusão não vai embora. Quando a vontade de ser feliz não volta. E péssimo é quando todas essas ilusões começam se refletir em mentiras íntimas. Aqueles argumentos batidos e ultrapassados que insistimos em alimentar para nos sentirmos bem com algo que não existe. Até que vem alguém e te dá um tapa na cara cheio de verdades, com uma realidade que você nunca tinha sentido antes. Eu disse que iria doer, não disse? Mas não chore, agradeça. Isso mesmo. Eu agradeço a todas as pessoas das quais não me enganaram, mesmo que não tenham dito a verdade propriamente dita. Agradeço á todas as pessoas das quais não me prometeram nada sabendo que não iriam cumprir. E digo mais, eu não preciso de muita ajuda para ilusões. Costumo fazer isso sozinha, por mais que eu tente controlar, por mais que eu tente fugir dos pensamentos. Talvez não seja ilusão, seja esperança ou, quem sabe, sonhos. Mas aprendi a diferenciar. A esperança fica. Sonhos tornam-se reais. A ilusão vai embora. A ilusão de que ele vai querer algo sério com você. A ilusão de que você vai emagrecer naturalmente. A ilusão de que você vai ganhar dinheiro sem esforços. Tudo isso passa, mesmo que demore, mas passa. Porque ele nunca te liga e quer te ver uma vez a cada dois meses. Porque você não controla a alimentação e não faz atividade física. Porque você não manda nenhum currículo e ainda está desempregado. Não culpe os outros por isso. Aceite que entre suas verdades há ilusões. Eu tenho muitas, todos têm. E elas nascem de dentro da gente – ás vezes sem que a gente perceba. Se são plantadas por alguém já vira outra história. Depois de aceitá-las fica muito mais fácil de livrar delas, acredite. Por isso vou fechar esse post com uma teoria da Fernanda Mello: “O que negamos também faz parte de nós!”.
BeijOs Mágicos...

10 comentários:

Thaíssa Vasconcelos disse...

Isso é uma teoria???
é uma proposição.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcos Lima disse...

Obrigado pelo comentário lá no Fama.
Gostei de seu blog. Bem introspectivo, simples e gostoso de ler.

Eu costumo chamar essas ilusões a que vc se refere no texto de sonhos. Alguns nem sempre conseguimos realizar, mas que é bem melhor abrir mão deles em determinado momento, ah, isso é!!

Beijos

*Se quiser dar uma lida no meu outro blog, fique à vontade: http://senhor-do-tempo.blogspot.com

ann* disse...

Dois problemas que eu acho comum: querer a felicidade instantânea e total; e querer depositar em algo externo a nossa felicidade.
Ela vem de dentro, não tem como.
Mas não sei pq é tão difícil percebermos isso, não é?

sickyouth.blogspot.com

Supremoo507 disse...

legal passem no meu

http://noobzinhoblogger.blogspot.com/

Emanuel disse...

A ilusão está no meio da maioria das pessoas que acreditam na felicidade fácil, mas sua realidade é bem diferente. Isso é a vida real.

Bom post.
Bjs

Fernanda Fernandes Fontes disse...

Desculpe, mas acho que não consigo comentar seu post. O senti tão profundamente que não posso falar...talvez não por este momento. Há muitas verdades aqui. Gostei muito.

Apenas um pequeno comentário: não acredito que exista uma verdade completa,para todos.

Passa lá:
http://degustacaoliteraria.blogspot.com/

Sammyra Santana disse...

realmente, devemos deixar a ansiedade d elado e esperar que as coisas corram em seu curso normal!

Beijo

Anônimo disse...

oiiiiiiiiii que lindo eu me apaixono pela vida sempre que vejo o seu blog eu adoro vc e continue com essas lindas palavras dentro de vc

Alcione Torres disse...

A verdade, quase sempre, é a melhor escolha...