domingo, 30 de outubro de 2011

SER jovem
ser VOCÊ.


Ser jovem é uma das coisas mais legais de ser. É arriscar-se em alguma coisa, é se apaixonar, é sobreviver à desilusões, é não sossegar, é suar (literalmente), é ter assunto pra um dia inteiro, é ouvir música alta, cantar junto, é dançar sozinho no quarto e também com os amigos, é aquela bagunça organizada, é querer ter controle de tudo e descobrir que não tem, é aprender piadas, ter crise de riso (ás vezes na hora errada), cuidar dos cabelos e pintar as unhas (no caso das mulheres), é olhar menos para o relógio, é ter tempo - porque na verdade, nosso tempo é a gente que faz. Entre tantas outras vantagens... (Há desvantagens também, mas vamos deixar isso pra lá.).

Conheço muita gente que decidiu ser jovem. A idade não importa. Conheço uma senhora de 75 anos que faz aulas de street dance - eu com meu gostar de acordar tarde aos domingos já me senti mais velha que ela. Conheço gente de 31 que parou no tempo. Gente de 24 que ainda não deixou de ser criança. Vai entender. 

O que eu mais gosto na juventude é a rebeldia. Isso mesmo. Porque ser jovem também é descobrir quem realmente se é. Como já disse Fernando Pessoa "Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." Sabe esse tempo que ele cita? Ah meu bem, é a juventude.

É começar a filtrar a educação que nossos pais nos dão. Manter a distância de um braço daquela proteção que muitas vezes nos impede de aproveitar o lado bom de ser jovem. É começar a fazer próprias escolhas e descobrir o nosso próprio jeito de fazer as coisas (ou vários jeitos), mesmo que sua mãe insista pelo resto da vida para que as coisas sejam feitas do jeito dela - é assim com todo mundo. E nós se tivermos filhos, também seremos assim, disso ninguém foge.

Ser jovem não é ser santo. Está longe disso. Se fosse santo, seria um santo e não um jovem. Mas isso não significa que ser jovem seja algo ruim ou pecado. Eu por exemplo, nunca li a Bíblia. Me interesso mais por outros livros: Fernando Pessoa como já citado no texto, Cecília Meireles, Martha Medeiros e recentemente comprei um livro com 108 reflexões para alcançar a serenidade inspirado em breves encontros com Dalai-Lama. Nem por isso sou pecadora. Eu vou pouco a igreja, mas sempre que estou em um lugar tranquilo gosto de conversar comigo mesma, colocar meus desejos em dia, separar o que quero e o que preciso e agradecer por tudo que eu tenho. Nem por isso sou pecadora. Mas na última vez que fui a uma missa, comi á hóstia sem ter me confessado, me deu vontade, eu fui lá, peguei a fila, esperei minha vez e tomei a hóstia porque eu que me sentiria melhor assim . Pois é. Não leio a Bíblia, não gosto de igrejas e ainda comi a hóstia sem me confessar. Nem por isso sou pecadora. Pecado é roubar, matar, desrespeitar, egoísmo também é pecado (e dos feios!), ambição descontrolada, não perdoar, parar de sonhar, não amar a si mesmo, ter o ego maior que o coração,  insultar, maltratar pessoas, animais e a natureza.

Sinceramente, eu desconfio de quem deixa de ser o que é para seguir todas as regras e todos os padrões. E acho chato quem vira adulto deixando de ser jovem. São aquelas pessoas que escolhem sempre o mesmo sabor de sorvete, sempre a mesma marca de roupa, sempre a mesma cor favorita, sempre o mesmo corte de cabelo, sempre o mesmo lugar pra viajar, sempre os mesmos amigos, sempre a mesma hora... O mesmo de sempre, sempre. Ser jovem é uma mudança constante, sem culpa, cheia de descobertas, faxinas na alma e reconstruções. Ser jovem é ser você mesmo, com tudo que você tem direito! Como já escreveu Martha Medeiros em uma de suas crônicas: "Seja sempre você, mas não seja o mesmo para sempre".

Algumas pessoas dizem que a juventude passa rápido, eu discordo, quero ser jovem enquanto eu viver.
E desejo o mesmo pra você!

i

"Vamos percorrer todo o caminho esta noite
Sem remorsos, apenas amor
Nós podemos dançar, até morrer
Você e eu, seremos jovens para sempre"

*


2 comentários:

Danilo disse...

!...Ser jovem toda vez que escuto esta palavra penso na minha infância e o quanto eu tenho dela ainda, ou o que sobrou. Tento resgata-la as vezes, e são nestes momentos que me sinto mais vivo, a renovação da alma é a melhor sensação, admiro quem consegue fazer isso com maestria e este post me fez querer buscar, resgatar energias novas da velha infância...! ( continue escrevendo que eu continuo lendo )

Aleks disse...

“ Uma borboleta dizia para a lagarta:
- Um dia já fui como você.
E a lagarta respondeu:
- Como, se sou horrenda, rastejo e você é linda, tem asas e é livre?
- É tem razão, você está longe, mas reflita, medite, volte-se para
você mesma e quando ver a beleza que existe em você, comece a
mostrar aos outros e você será uma borboleta.”