domingo, 7 de março de 2010

FREE!

Ainda bem que existe uma palavra chamada LIBERDADE nessa vida. Ha quem veja isso como estar solteiro (o que eu discordo, porem cada um tem a liberdade de ter suas proprias opinioes), outros a veem como nao estar preso (do tipo atras das grades por ter feito algo de ruim a sociedade), outras acham que eh apenas uma estatua na cidade de Nova York, outros acham que liberdade eh falar o que quiser a hora que bem entender... Os sentidos sao muitos como voce pode perceber. Talvez seja tudo isso e mais um pouco, mas hoje eu prefiro acreditar que liberdade seja mesmo um estado de espirito. E mais... nao acho que o contrario de liberdade seja prisao, acho que o contrario de liberdade seja acomodismo.
Nao vou mentir, as vezes me acomodo tambem (o sofa de casa - principalmente aos domingos - que o diga) e quase caio na ilusao de que aquilo que eu faco todos os dias seja suficiente pra mim, seja vida. Mas nao tem jeito, a rotina nao me satisfaz (pelo menos nao por muito tempo) e minha fome parece nunca passar... Fome de palavras, de verdades bem ditas, de paisagens novas, de amigos antigos, de amores a primeira vista, de sensacoes inexplicaveis, de estacoes... Resumindo: prefiro engolir a vida (mesmo que as vezes seja amarga) ao inves de ser engolida por nada.
O que isso tem haver com liberdade? Eu te respondo com os olhos brilhando e um sorriso no rosto: Liberdade eh se permitir. So quando voce esta livre (de corpo, alma, mente e coracao) voce consegue enxergar que o mundo, na verdade, eh muito grande (grande mesmo!) e que, as vezes, nossa mente torna-se tao pequena a ponto de voce se perguntar se vale a pena pensar grande. Pessoas livres sabem que por mais que aprendam, conhecam, vejam com os proprios olhos e toquem com as proprias maos... ainda saberam muito pouco, pois o mundo (ah... o mundo!) sempre sera maior que qualquer uma delas. E coisas maiores que a gente dao medo, nao eh?! (ou, no minimo, te deixam com "borboletas no estomago"). Porem, pessoas livres permitem-se sentir medo, mas nao deixam que o medo as impecam de pensar grande, de dar mais um passo, de desafiar a si mesmo e exercer um "querer mais" como se a vida dependesse disso (e quem sabe nao dependa mesmo).
Nao deixe-se enganar... Liberdade a gente tem, mas as vezes nao sabemos o que fazer com ela.
Quando eu digo que liberdade eh um estado de espirito eh porque nao procuro coisas que me facam livre e sim, levo a liberdade junto comigo. Percebe a diferenca? Liberdade de se permitir viver, seja o que for, de que modo for - se voce realmente tem vontade. Se voce vai gostar ou nao, ai ja eh outra historia. As vezes nao gosto, faco cara feia, fico com raiva, bato o pe... e comeco tudo do zero. Mas uma coisa eu te digo... a liberdade ensina. Ensina e faz com que voce conheca seus limites - ou pelo menos uma parte deles.
Quando digo que leberdade eh um estado de espirito eh porque nao a vejo, mas a sinto. Sinto ao andar pelas ruas de um lugar qualquer mesmo sem saber direito para onde estou indo. Sinto ao menos esperar (ou nao esperar por nada) e uma surpresa me espera quando dobro uma esquina do mundo. Sinto ao perder o controle de coisas que na verdade nao podem ser controladas. Sinto quando o relogio ja nao importa. Quando caminho por um lado da rua da qual nao costumo caminhar. Quando mudo minhas coisas de lugar. Quando experimento aquela opcao do cardapio pela primeira vez. Quando descubro uma nova cor que combina comigo... E quando vejo, me sinto livre.


Desde ontem (levando em consideraco que comecei a escrever esse texto dia 5 de marco) estou encarando, ou melhor, estou "flertando" com minha viagem para Nova York. Viajei 5 horas com uma van ate o aeroporto, por la esperei 18 horas ate o meu voo para o tao esperado destino (detalhe: sem conseguir dormir - dessa vez nao por culpa da ansiedade). Foi facil? Nao. Foi dificil? Nao. Talvez desafiador. Mas com a liberdade na mochila e os bolsos cheios de vontade eu cheguei. Quando vi o por do sol acendendo as luzes dos edificios da cidade, todo meu cansaco pareceu ter ido embora e eu percebi que a vida eh mesmo feita de escolhas. Como diria Clarice Lispector "Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato. Ou toca, ou não toca."  ...Opcoes, escolhas, caminhos e uma liberdade linda pra ser exercida dentro de nos. Sentiu? Devido a corcunstancia, acho que ficaria bem acabar esse texto com a mesma frase do comeco (ate como forma de agradecimento): Ainda bem que existe uma palavra chamada LIBERDADE nessa vida!



BEIJOS!

Um comentário:

Anônimo disse...

Caaaracaa, me arrepiei lendo o texto..... MUITO BOM!

Ahhh como eu amo essa liberdadee! Essa liberdade que VOCÊ descreveu é a que eu também sinto, a que eu também quero sempre!

adorei, adorei, adorei o texto!

beijos!