sábado, 10 de outubro de 2009


A flor da pele, a flor dos olhos e a flor do coração...

Essa semana presenciei três coisas que me sensibilizaram de uma maneira que eu ainda não sei explicar, mas gostaria de compartilhar com vocês.

Soube de uma menina-mulher de 19 anos que está com câncer. Fazíamos aula de dança juntas, temos a mesma idade, temos milhares de sonhos e uma vida inteira pela frente. Porém, o destino colocou um obstáculo no caminho dela que me faz reparar que as pedras do meu caminho são insignificantes. Foi a mãe dela que me deu a notícia - com o brilho das lágrimas no olhar - dizendo o tempo todo para si mesma, com a esperança de que sua prece será atentida, que isso tudo vai passar da melhor forma possível.

No outro dia, estava a caminho do banco e vi um velhinho, mas bem velhinho mesmo, atravessando a rua com sua bengala em uma das mãos. Nem você e nem eu temos a noção de como cada passo para ele era valioso. Não sabemos o quão difícultoso é sair de casa e caminhar já que o mundo anda tão de pressa. Mas ele estava alí, passo a passo, esperando ser compreendido pelos carros que passavam afim de que eles parassem para que pudesse prosseguir. E assim se fez. Eu atravessei a rua e ele de vagarosamente fez o mesmo. Fui ao banco com essa imagem na cabeça. Quando voltei fiz o mesmo caminho e encontrei o velhinho sentado no banco da praça. Inteiramente alí. Me deu uma vontade de chorar e nem sei muito bem o motivo. Talvez pela sua coragem em enfrentar o mundo ao mesmo tempo que observa a vida, enquanto nós estamos ocupados com tantos projetos, reclamando tanto e com preguiça de exercitar o corpo e a mente.

Um pouco depois, no final da tarde, estava no ponto de ônibus indo para a faculdade quando comecei observar um cachorro que comia um resto de alimento que havia num canto do chão. Após a "refeição" ele parecia olhar para cada pessoa que estava alí esperando sua respectiva condução com um pedido de compaixão. Se pudesse, levaria-o para casa, pois tudo que ele precisava naquele momento era um pouco de carinho e atenção como todos nós precisamos algum dia em nossas vidas (ou em vários dias!). Vá dizer que você nunca desejou que alguém te tirasse de uma vida que não parecia ser sua, te salvasse e fizesse algo por você. Para alguns era só uma cachorro. Para mim era uma vida com direito a carne, osso e coração implorando pra ser livre da solidão.
Desculpe minha sensibilização, talvez até exagerada. Mas o mundo anda tão exagerado que ás vezes tenho medo. Por isso hoje, eu só gostaria de agradecer... Pela minha saúde, pelas minhas pernas, por todas as minhas capacidades, pela minha família, pelo carinho de todos que estão ao meu redor entre tantas outras coisas que estão acontecendo na minha vida.

Aproveito para fazer uma sugestão:

Sorria mais. Reclame menos. Não deixe isso pra depois. Dê valor ao que realmente tem valor (não falo de etiquetas e sim das coisas que nascem dentro de você). Nunca se sabe quando o destino vai nos dar um susto ou apenas uma lição de vida. Vamos ser mais úteis pra si mesmo e da maneira mais doce e pura, retribuir os presentes que a vida nos dá de presente fazendo questão de superar cada obstáculo. Agradeça e sorria.

BeijOs Mágicos!

3 comentários:

Leonardo Guedes disse...

Simples e belo como deve ser cada sentimento, belo post!

daniel duncan disse...

Genial.Gosto do jeito que você escreve,poucas pessoas conseguem observar o mundo dessa forma,muitos olham e dizem apenas “Coitado”.Você fez diferente,percebeu o quanto é difícil viver em um mundo como o nosso,tanto para um homem quanto para um animalzinho abandonado.As pessoas deveriam ter essa sensibilidade e agradecer pela vida que levam.Parabéns.

Beijos

Bianca Sousa disse...

belo! simplesmente belo!
de uma sensibilidade incrivel!
tati, a cada post vc melhora!!
nossa! d vdd, me emocionei! ;')