terça-feira, 4 de outubro de 2011

As coisas bonitas desse mundo.

A semana está apenas no começo. Hoje ainda é terça, mas tive a sorte de ver coisas que irão me valer dias, semanas, meses ou se não uma vida inteira.

Ontem pela manhã, a linha amarela do metrô não estava funcionando e eu fiquei no sofá enrolada no edredom vendo as notícias na tv. Dois telejornais seguidos na globo, das 7:00 ás 8:30, com excessão da matéria do Rock in Rio, só desgraça. Acidente, furto, prisões... Sério que o mundo ta assim tão desumano? Eu evito ver jornal, não porque quero ser alienada (quem me conhece sabe que não sou), mas para não pegar as dores do mundo pra mim. Eu sou assim, sensível, quando sinto, sinto muito ou não sinto nada. Acontece de, ás vezes, eu ficar no meio termo, mas é um pouco raro.
Resumindo a manhã: o metrô voltou a funcionar e eu fui para o trabalho desconfiada do mundo, mas na volta meus olhos ganharam uma cena me veio como um presente embrulhado numa caixa linda, com laço e tudo. Eu vi um casal de idosos com um brilho nos olhos. Aquilo era amor, só poderia ser. Não consegui enxergar outra coisa diferente disso. Como se fossem dois jovens, com a certeza de que a vida deve ser amada até que ela acabe. E os olhos deles me disseram que o tempo está sendo bem aproveitado, que o tempo não é desculpa e sim um detalhe - favorável por sinal. Eles me disseram, sem perceber, por fração de segundos, que o importante não é o tempo que passou, e sim o que fazemos enquanto o tempo passa. Que o amor existe e é muito maior que padrões estéticos que mexem com nossos hormônios. O amor é lindo até com rugas e cabelos grisalhos, porque é amor - de dentro pra fora, com uma certa maturidade combinada com a alegria de uma criança. E escrevendo esse texto, eu lembrei daquela música do Titãns: "Porque eu sei que é amor / Eu não peço nada em troca / Porque eu sei que é amor / Eu não peço nenhuma prova".


Ai hoje um vídeo começa a ser compartilhado no facebook. Um vídeo do programa X Factor da Austrália com a apresentação de Emmanuel Kelly, um rapaz iraquiano que junto com seu irmão foi adotado por uma australiana que se comoveu com a situação dos dois. Eu fiquei arrepiada. O vídeo não me deixou com dó dele, porque acho dó um sentimento muito pequeno. A história de vida do Emmanuel mais a fantástica canção Imagine do John Lennon me deram um soco de coragem na cara. Como se alguém me dissesse que aquelas coisas que o mundo ainda é humano, muito maior que notícias de telejornal.



E depois começou Chegadas e Partidas no GNT. Me emocionei com a última história (Será que é a primavera que está fazendo isso comigo?) de um cara que não via o irmão há 10 anos. 10 anos? Quando vi aquele abraço de reencontro, quase abracei a tv, quase senti a saudade sendo suprida. Já escrevi um post  sobre esse adorável programa (veja aqui) que me mostra o amor em diferentes formas, não escreverei outro. Mas quem quiser entender o que estou falando assista na GNT, ás quartas, 21h30 ou procure algum vídeo no youtube.

*

Ah gente existe tanto sentimento bom e verdadeiro no mundo, nas pessoas... Mas tenho a impressão que as notícias nos deixam cada vez mais presos, tanto fisicamente quando sentimentalmente. Então vamos, por favor, tirar nossas armaduras (ou pelo menos tentar) e nos emocionar mais com a vida, porque essa vida e nós - mais do nunca- estamos precisando!




Fotos de Danilo Siqueira,
do qual sabe como ninguém retratar o amor e suas diferentes formas.

beijos.




6 comentários:

Anônimo disse...

tati ... muito bom, linas palavras menina.

fabio

Danilo disse...

!...realmente lindo o texto, e sim Tati ainda existe amores lindos e vividos e presentes nas nossas vidas, estão por ai espalhados, mas o mundo como você mesma disse, esta tão desumano e tão estético que as pessoas não notam, e se iludem ao ver filmes românticos e se perguntam - será quem dia vou viver um grande amor assim? - é possível, só largar os esteriótipos e o orgulho e se entregar, acho lindo estes velhinhos e torço para um dia ter um amor igual...! continue escrevendo que eu continuo lendo

Roxy disse...

Velhinhos enamorados... já chorei com uma cena dessas no metro. É o tipo de coisa que me faz acreditar que a vida não é só passagem!

True life and simple choices disse...

Nossa a vida é isso ae mesmo, alguns com tanto sem saber o que fazer e outros com tão pouco sabendo exatamente a que vieram, uau!!!! não aguenta, pra que veio?

Bianca Sousa disse...

P****!!!!

Texto fanstástico!

Me deu vontade de pular e sair por ai dançando! rs

é bom qdo percebo que alg mais percebe a vida lá fora além de mim!

Kah disse...

Fazia um tempo que não entrava aqui...mas mesmo depois de algum tempo ainda encontro nas suas palavras uma realidade que nos faz vermos a nós mesmo!
Beijos.